Tempus fugit, vita brevis- Live life!

Traduzindo o título: O TEMPO PASSA, A VIDA É BREVE- Viva a vida! E é por isso que eu não quero passar "em branco" pela vida, a não ser que o fundo de onde eu venha escrever seja preto, assim como esse! Eu escrevo, vocês lêem, combinado?!

segunda-feira, setembro 12, 2005

POLÍTICAS X POLÍTICOS (SONHOS, ILUSÕES)

(Música sugerida para a leitura: Pra não dizer que não falei das flores, Geraldo Vandré)

Não sou o sujeito politicamente mais correto e atualmente engajado que há, e digo politicamente porque me refiro à política mesmo mas, tenho minhas opiniões e conceitos sobre todo esses “rebuliços” que empestam nosso país no momento.

Nunca fui muito ligado à política mesmo mas, já vibrei mais na minha época de adolescente, já sonhei mais, já fui além. Nesta época, tinha o ideal de que minha geração iria mudar o país através do voto, que iríamos criar uma revolução democrática nas urnas tornando este país, até então corrupto, no país ideal para se viver, iríamos fazer uma revolução desarmada através do voto- doce ilusão...

Meu conceito de votar é criticado por muitos e, para lhes ser bem franco, nunca consegui receber um apoio firme e veemente à minha idéia que é a de fazer a renovação dos políticos que estão aí no comando a décadas todas as eleições. Entra geração, sai geração e os políticos envelhecem em seus gabinetes sem serem incomodados.

Não sou inexorável no que diz respeito à minha forma de votar mas, ainda não consegui visualizar forma melhor. Para lhes ser bem claro, exemplifico o que falo: - Em todas as eleições apresentam-se candidatos novos, sem renome na política, é o seu vizinho, o seu professor, um colega de Universidade, um amigo bem intencionado enfim, pessoas que você sabe da capacidade e integridade (será que sabe mesmo?!) porém, mesmo assim, teimam em eleger / manter o mandato para aqueles que já estavam lá no poder. Puxa vida, por que não dar a chance para que uma pessoa nova assuma o comando e possa aplicar suas idéias inovadoras? Por que não tentar algo novo? Se não der certo, tem eleição de novo e aí é só trocar. Vocês podem estar pensando: “mas aí é arriscar demais, não temos condições de fazer algo tão arriscado com uma situação tão séria que é eleger alguém!”, então tá... É melhor contentar-se com o que temos, com o previsível do que tentar algo inovador, quem sabe nos traga boas surpresas?

Sempre tive esta idéia de que mudanças e renovações na política são necessárias, SEMPRE, pena que pelo que noto esteja conduzindo esta bandeira tão solitariamente... Gostaria de encontrar alguém com uma forma similar de pensar, poder bater um papo, trocar algumas idéias, acho que seria válido para mim...

Num país aonde as notícias de capa de revistas e jornais giram em torno de Marco's Valério's, Delúbio's, Genoíno's, Dirceu's, Roberto's Jeffersons' e tantos outros que EMPESTAM por aí os “congressos alheios”, aí que sinto mais firmeza em continuar tocando minha forma de votar e que aqui tenho defendido como sendo a ideal, ou pelo menos para o momento.

Como dito no início do texto, nunca me considerei “politicamente correto” pois, a política para mim tem sido algo muito distante do dia-a-dia. Já fui mais engajado, já participei de reuniões no Grêmio da antiga Escola Técnica Federal para ficar conversando sobre política, já participei de passeatas, já pintei a cara, já fui às ruas carregando bandeira de partido, já discuti feio com alguém para defender as idéias do meu candidato / partido, já fiz questão de colar adesivo da campanha na janela do meu quarto, já pendurei a bandeira do “fulaninho” na mesma janela, já acenei com o número do candidato na mão no dia da eleição mas, vejo que de nada disso vale se não forem mudadas as cabeças que mandam em tudo, são energias dispendidas em vão.

Recolho-me à minha insignificância afinal, só tenho direito a UM voto, sou um grão de areia numa praia de enganados mas, para mim, ele é uma das formas mais democráticas de que eu disponho para expressar meus sentimentos e desejos na política e faço da forma que quero, sem precisar seguir nenhuma opinião alheia, é o meu momento de ser o dono da situação ali, os políticos dependem de mim!

Penso agora no nosso Presidente... Queria ter pena dele com suas constantes lágrimas derramadas mas, não consigo... Tenho pena de mim e de vocês que até hoje somos enganados, roubados, ludibriados, espancados, dilacerados, crucificados e tantos outros ADOS mais... Para mim, já é fato consumado, o “cara” está envolvido e tem sim que responder por aquilo que fez, ou mesmo pelo que deixou de fazer afinal, pelo pouco que sei da doutrina do Direito, podemos pagar pela omissão de atitudes também. É uma pena, confiei tanto nesse “cara”, tinha tantas esperanças de que algo novo pudesse aflorar, eu e mais 61% dos brasileiros que dicidiram votar naquela ocasião!

Como devia ser bom na época do meu avô, na época do "Coronel Arraes". O Presidente do País nunca seria chamado de “CARA” em texto de um escritorzinho meliante de blog e estaria sujeito às minhas pasquinadas (será...?!), era o cidadão mais respeitado e com mais “moral” no país, matavam e morriam por ele! Será que os garotos de antigamente pensavam assim: “Papai, quando crescer quero ser Presidente do meu País!”??? Só sei que hoje, pensam assim: “Ôh coroa, tô entrando na boca de fumo do Zé Navalha e vou fazer carreira lá!”.

Não quero colocar Luís Inácio da SILVA num cadafalso, não acho que ele mereça tal castigo mas...

Com uma afasia imensa n’alma, olho para a foto do texto, “o cara”, beijando a bandeira do meu querido país, uma bandeira que já foi beijada com tanto orgulho e honestidade por verdadeiros heróis como Ayrton Senna da SILVA e me pergunto: “Por que você fez isso seu Lula? Por que confirmou o que estavam dizendo do Sr. antes das eleições, que não iria mudar nada, que tudo seria da mesma forma, que político é tudo igual...?!?!?!”

Neste país de tantos da SILVA todo o meu engano foi esperar ouvir o “tema da vitória” ao final dos quatro anos de mandato, amargo engano...

Eu não estava à procura de um milagre, estava apenas suplicando por mudanças!

O país urge por mudanças, quem me acompanha.....?????!

8 Comentando o que pensam:

  • At 3:05 PM, setembro 12, 2005, Anonymous Anônimo said…

    GOSTEI MUITO DO TEXTO E DAS SUAS OBSERVAÇÕES. MAS, UMA COISA SEJA VISTA: O LULA TEM FEITO MUITAS MUDANÇAS PELO BRASIL. ELE PODE NÃO SER PERFEITO, E NINGUÉM É, SÓ DEUS, MAS ELE CONSEGUIU FAZER COISAS QUE MUITOS NÃO FIZERAM. VAMOS DIZER QUE ELE ESTÁ SENDO O "MENOS RUIM" PARA NOSSO BRASIL.
    MAS..., É ISSO AÍ. VOTEM EM ADÔNIS PARA DEPUTADO, PREFEITO, VEREADOR OU EM QUE ELE SE CANDIDATAR. ELE GOSTA DE INOVAÇÕES. ESSE CARA É TÃO INOVADOR QUE SUA PRIMEIRA ELEIÇÃO FOI EM FLORESTA. (FERRAZ OU NOVAES?), UMA COISA ASSIM..., BEM DIFERENTE E AUDACIOSA PARA COMEÇA DA SUA VIDA POLÍTICA. SEM CONTAR COMO FOI DIFÍCIL DÁ O VOTO QUE ELE TANTO QUERIA. UMA COISA ASSIM DE CORAÇÃO. PASSOU FOME, SEDE E ATÉ AMEAÇA DE MORTE. APENAS PARA ELEGER SEU POLÍTICO. AQUELE QUE ELE JURAVA QUE IRIA MUDAR O MUNDO.
    ISSO SIM QUE É ELEITOR FERVOROSO!
    MAS FALANDO SÉRIO: EU ACREDITEI NO LULA E NÃO ESTOU ME DECEPCIONANDO COM ELE. ACHO QUE EU JÁ ESPERAVA POR ISSO E NÃO POR MILAGRES, COMO MUITOS ESTAVAM ESPERANDO.
    E CONCORDO COM VOCÊ QUE DEVERIAMOS TER GENTE NOVA COM NOVAS IDÉIAS NA POLÍTICA.
    PARABÉNS PELO TEXTO.

     
  • At 3:45 PM, setembro 12, 2005, Anonymous Anônimo said…

    GOSTEI MUITO DO TEXTO E DAS SUAS OBSERVAÇÕES. MAS, UMA COISA SEJA VISTA: O LULA TEM FEITO MUITAS MUDANÇAS PELO BRASIL. ELE PODE NÃO SER PERFEITO, E NINGUÉM É, SÓ DEUS, MAS ELE CONSEGUIU FAZER COISAS QUE MUITOS NÃO FIZERAM. VAMOS DIZER QUE ELE ESTÁ SENDO O "MENOS RUIM" PARA NOSSO BRASIL.
    EU ACREDITEI NO LULA E NÃO ESTOU ME DECEPCIONANDO COM ELE. ACHO QUE EU JÁ ESPERAVA POR ISSO E NÃO POR MILAGRES, COMO MUITOS ESTAVAM ESPERANDO.
    CONCORDO COM VOCÊ QUE DEVERIAMOS TER GENTE NOVA COM NOVAS IDÉIAS NA POLÍTICA.
    PARABÉNS PELO TEXTO.

     
  • At 4:11 PM, setembro 12, 2005, Anonymous Anônimo said…

    pena para vc, ainda bem que nao votei no lula, queria que desce certo mas ele nao e fruto de minha vontade. fica a liçao para todos
    quanto a mudar, sou contra, nao acho que valha a pena arriscar tanto
    beijinhos doces para vc escritor B.B.G.

     
  • At 4:59 PM, setembro 12, 2005, Blogger Sheila said…

    Sabe aquela frase que gente chata sempre fala? Aquela: "Eu sempre soube que isso não ia dar certo". Pois bem...pode me chamar de chata, porque "eu sempre soube que não ia dar certo" esse cara como Presidente. Por isso que não votei nele.
    Enfim, que venham novas eleições...

     
  • At 4:14 PM, setembro 13, 2005, Anonymous Anônimo said…

    Voltamos!!!!!!!!!

     
  • At 7:08 PM, setembro 13, 2005, Anonymous Anônimo said…

    Com pouquíssimas inserções e um ou outro corte, adoto o texto! Sempre fui a favor da renovação na política. Lula foi uma das tentativas. Mas um erro não pode justificar outros. Vamos renovar sim e continuar lutando pra que este país um dia seja o orgulho destas crianças que nele vivem hoje. Não é desistindo que vamos conseguir mudar alguma coisa, né?
    Beijo menino!!!

     
  • At 12:43 PM, janeiro 25, 2006, Anonymous Anônimo said…

    Txeto muito legal, mas graças a deus não votei em Lula, soluções mágicas não vão mudar nosso país, temos que ir em busca daqueles que possuem o pé no chão, que olha a realidade de forma severa e realmente tenham interesse em mudá-la.
    beijos.

     
  • At 1:07 AM, fevereiro 06, 2007, Anonymous Anônimo said…

    You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it »

     

Postar um comentário

<< Home