Tempus fugit, vita brevis- Live life!

Traduzindo o título: O TEMPO PASSA, A VIDA É BREVE- Viva a vida! E é por isso que eu não quero passar "em branco" pela vida, a não ser que o fundo de onde eu venha escrever seja preto, assim como esse! Eu escrevo, vocês lêem, combinado?!

quinta-feira, agosto 18, 2005

MEUS IRMÃOS, MEU AMIGOS

Música sugerida para leitura: Amor de irmão, Cazuza.

Esses aí na foto são meus amigões, meus três irmãos (tá faltando um, o "último da leva", o pequenino Rafael que não está nessa foto). Sãos as mulheres e o homem que mais me conhecem na vida e a quem mais conheço, ou pelo menos tento conhecer...

Ingrid, a primeira da turma, 32 anos de muita praia (e quanta hein Bérgama?!), muitos ensinamentos que sempre teve para nos passar. Morena, bonitona (ficava arretado quando meus colegas do colégio ficavam tirando onda com ela dizendo gracinhas: “Rapaz, tua irmã é boa mesmo, hein?!”- nunca fui de ter ciúmes mas também não precisava ficar ouvindo aquilo toda hora...). Sempre foi a precoce de nós todos, a mais atrevida, a mais desafiadora, tanto que logo cedo com seus 20 anos saiu de casa para buscar seu rumo longe, em Brasília. Garota esperta, as vezes nem tanto, vivida, com uma bagagem de experiência grande. Como sempre tem sido a sua vida, continua batalhando contra suas dificuldades e que sei que irá passar por tudo pois, ela tem garra e quando quer, escala montanhas sem equipamento nenhum, só na unha! (Foi dela a arte da foto, parabéns Bérgama, ficou massa!)

Priscilla, a terceira da leva (porque entre Ingrid e ela tem o bonitão aqui que escreve...rs), 27 anos de vida. Bonita essa moça também, viu?! Ainda mais porque se parece comigo, minha versão feminina, aí tinha que ser gata mesmo...! Garota inteligente, sempre foi a mais disciplinada dos quatro (falo dos quatro e não envolvo Rafael pois este é pequenininho e ainda está fazendo sua história). No colégio era o orgulho do pai, sempre ganhava os presentes que queria e sempre ganhou os melhores e ganhava primeiro que todo mundo pois, passava por média no colégio. Nunca foi de “se enturmar” com a gente. Lembro que suas brincadeiras eram normalmente só, com suas bonecas. Lembro ainda que ela fazia diálogos das bonecas, uma conversando com a outra e ela fazendo aquela voz fininha: “Oi amiguinha, tudo bom?! Vamos jantar?”..rs. Esforço, disciplina e garra são características marcantes dessa garota. Está estudando para um concurso agora e tenho plena certeza de que irá passar, ela consegue sim! Curioso como essa garota é chata quando quer! Mais curioso ainda como ela é doce e amável quando quer também.

Jonathan (O Pirralho), 24 anos (eita idade suspeita hein meu velho..?!), o quarto da prole. Dele, muitos aqui já estão por dentro pois um dos últimos textos fala dele, para ele. Esse sempre foi, como diriam amigos aqui da empresa, “MEU CHEGADO”, companheiro de brincadeiras, o cara que dormia comigo (parte suja de meu passado, EU JÁ DORMI MUITO TEMPO NO MESMO QUARTO COM UM HOMEM...!!! Áááááhhhhhh!!!...rs). O caladão da galera, nunca foi de falar muito, ele próprio sempre diz: “Que falar que nade, o negócio é agir!”. Até pouco tempo atrás era um cara que não tinha muita “experiência” de vida, nunca tinha enfrentado situações de gente grande mas hoje, vejo o quanto cresceu enquanto pessoa em tão pouco espaço de tempo, vejo que já vive no mundo dos adultos e isso é bom. É um cara que vai se dar bem na vida. Ele tem o dom de atrair pessoas boas para o seu redor, até porque ele é uma pessoa boa, sem maldades no coração. É um cara puro de sentimentos.

Tem o pequenininho ainda, Rafael, que enfrentou uma batalha grande já no seu nascimento quando teve que ser operado mas que hoje está vivo, forte, bonito (como toda a família) e DANADO! Ôh menino danado e agitador! Mas o tempo está tomando conta de seus atos e acalmando pouco a pouco o seu vulcãozinho. Sinto falta de maior convívio com ele que está sendo criado longe de nós, na casa de meu pai...

Esse é um breve perfil dos meus amigos, meus irmãos, meus amores. Esses são meus confidentes, pessoas que conhecem minhas fraquezas, minha fortaleza, que sabem como me machucar, magoar, que sabem o que me faz feliz, que sabem o que gosto de comer, que sabem o que detesto comer, que conhecem as histórias das milhares de cicatrizes que carrego no corpo, na alma, que me conhecem , que me amam de verdade!

Ontem, quando cheguei à noite em casa fiz uma coisa que gostaria de fazer com todos vocês irmãos mas só fiz com um. Ao chegar, o Pirralho estava na sala, eu parei na frente dele, pedi para ele se levantar, ele todo desconfiado: “Que é?! Que é que tu tens?! Vai fazer sacanagem, né?!”, e eu: “Bora rapaz, levante-se aí!”. Quando ele se levantou eu dei um looooongo e forte abraço... Foi boooommm..! Pois então, sintam-se todos abraçados meus irmãos e ainda tem mais, isso não vai tirar o fato de vocês serem abraçados de verdade não, hein?! Vocês não me escapam...!

Sugiro que todos que estejam lendo este texto preservem seus irmãos junto de vocês, que sejam amigos, que abracem, que beijem, que queiram bem. Tentem sentir isso que estou sentindo, esse sentimento de amizade, de companheirismo, de poder contar. E saibam que nada, nem o tempo, nem a idade é determinante para que se não é assim, não possa vir a SER ASSIM!

Nem o tempo, nem a maior distância do mundo irão nos afastar pois, somos IRMÃOS! Sabe, hoje eu confesso que não faço questão de fazer mais amigos, não "procuro" isso. Aqueles que já tenho eu quero é preservar, manter, tentar não perder, dizer e fazer coisas que não fizemos ainda e com vocês é assim. Até porque amizade não se pede, não se força, ela acontece...

Para finalizar, gostaria de deixar uma canção muito bonita e que expressa bem de todo esse sentimento ao qual me referi aqui.


Meu Irmão
Toquinho
Composição: Desconhecido

Meu irmão,
Faz muito tempo faz
Que eu não te canto
Uma canção.
Que eu não te conto uma aventura,
Um sonho, uma ilusão.
Que eu não me sento calmamente
Junto com você.
O tempo passa... Meu irmão,
Comigo os dias normalmente
Cumprem sua função
Entre sinuca, futebol,
Amor e violão.
Mas quando o tempo escurece,
Vêm os temporais,
E nem blasfêmias, crenças, preces
Não ajudam mais,
E a gente perde a paz...
Aí eu lembro de você
E essa lembrança me agiganta.
E faz vencer a dor
E quando caio me levanta.
Me faz conter o tempo
E põe o mundo inteiro
Em minhas mãos...
Você meu grande herói,
Mais poderoso que o inimigo.
Você, constante amigo,
Meu distante companheiro.
Você, que o tempo inteiro
Não tem medo do perigo, não.

8 Comentando o que pensam:

  • At 10:14 AM, agosto 18, 2005, Anonymous Anônimo said…

    É ISSO MESMO. SOMOS IRMÃOS, AMIGOS, COMPANHEIROS PARA TODAS AS HORAS.
    ENGRAÇADO COMO A VIDA DÁ VOLTAS: QUANDO EU ERA ADOLECENTE, MEUS IRMÃOS AINDA ERAM CRIANÇAS E EU ACHAVA QUE NUNCA IRIA ME DAR BEM COM ELES, ALIÁS, EU ACHAVA QUE NUNCA NENHUM DE NÓS IRIA TER UMA UNIÃO UM COM O OUTRO. BRIGÁVAMOS FEITO CÃES E GATOS, JÁ DIZIA MEU PAI E MINHA MÃE.
    QUE PENA, EU NÃO OS VI CRESCER! SAÍ NO MELHOR DA FESTA, MAS ANTES, CURTI BASTANTE BRINCANDO E BRIGANDO MUUUUITO COM ELES. PENA TAMBÉM, É NÃO TER VISTO MEU IRMÃO RAFAEL NASCER E NEM TÁ O VENDO CRESCER.
    HOJE, VEJO QUE TUDO MUDOU.
    SOMOS AMIGOS, AMIGOS DE VERDADE. NÃO CONSIGO ENTENDER, QUANDO VEJO EM NOTICIÁRIOS, IRMÃOS MATANDO E MACHUCANDO IRMÃOS. NÓS, OS CINCO, NÃO TERÍAMOS A CAPACIDADE DE MACHUCAR UM AO OUTRO NEM COM PALAVRAS, A NÃO SER QUE ALGUÉM ESTEJA PRECISANDO OUVIR POUCAS E BOAS, E AI DE QUEM TENTAR MACHUCAR UM DE NÓS! A DOR QUE O OUTRO VAI SENTIR, VAI SER BEM MAIOR, E AÍ A DEFESA VAI ENTRAR EM CAMPO. SEGURE A ONDA QUEM FEZ O MAL!!!
    É CERTO QUE MUITAS VEZES FICAMOS AFASTADOS UM DO OUTRO, MAS ISSO LOGO PASSA, AFINAL, NÃO HÁ MOTIVOS PARA O ACONTECIMENTO.
    QUEM BOM TER IRMÃOS COMO VOCÊS. QUE BOM TER AMIGOS VALIOSOS COMO VOCÊS. QUE BOM TER UM LUGAR PARA QUE POSSAMOS EXPRESSAR ISSO PUBLICAMENTE. EU AMO A TODOS. SINTO MUITA FALTA DE VOCÊS. NÃO É MOLE FICAR LONGE DOS MEUS IRMÃOS, ELES ME FAZEM UMA FALTA QUE SÓ QUEM TEM O SENTIMENTO QUE EU TENHO POR ELES, IRIA ENTENDER.
    SINTAM-SE ABRAÇADOS E BEIJADOS.
    E ME AGUARDEM, EM BREVE ESTOU POR AÍ!!!!!!!!!!
    BEIJOS E ABRAÇOS EM TODOS, PRINCIPALMETE ÀQUELES QUE SABEM VALORIZAR OS TEXTOS DO MEU IRMÃO.
    E..., CALMA TÁ MENINAS!!!!!!!!
    ELE NÃO É DEMAIS? PUXOU A MIM!
    INA

     
  • At 4:36 PM, agosto 18, 2005, Blogger Sheila said…

    Vc é o tipo do cara "família", literalmente. Que bom, né?!

    Beijo pra vc, moço!

     
  • At 5:05 PM, agosto 18, 2005, Anonymous Anônimo said…

    bonito vc fazer questao de se mostar sem vergonhas. acho que as pessoas devem estar aprendendo muito lendo seus textos, ajuda. posso dizer, vc e o homem que toda mulher gostaria de ter como marido, como ja havia dito na conversa, homem pra casar! homem pra casa, CAMA, mesa e fogao. rs
    beijos doces para vc

     
  • At 8:38 AM, agosto 19, 2005, Anonymous Anônimo said…

    AI, AI! ACHEI TÃO LINDO QUE NÃO ME CANSO DE LER!
    BIJIM DOLA.

     
  • At 4:26 PM, agosto 19, 2005, Anonymous Anônimo said…

    Estou absolutamente emocionada com essas lindas palavras escritas pra essas pessoas realmente maravilhosas, incluindo vc. Sinto-me feliz por tê-los em minha vida!

     
  • At 4:58 PM, agosto 19, 2005, Anonymous Anônimo said…

    Mas uma vez vc me fez chorar!!
    Vc é demais viu?? Esse seu amor incondicional é tremendo!!!
    Adorei o texto e conhecer um pouquinho dessa sua previlegiada familia é um prazer.
    Te admiro muito.
    Beijão.
    PS: Depois desses textos sobre irmão, acho que vou me orientar mais.

     
  • At 1:10 PM, agosto 24, 2005, Anonymous Anônimo said…

    Achava besteria quando uma amiga comum nossa dizia que chorava com os seus textos......... mas confesso que esse me encheu os olhos... rs. Parabéns

    Guarda

     
  • At 12:47 AM, janeiro 26, 2006, Anonymous Anônimo said…

    Poxa, logo eu que sempre tento parecer uma fortaleza, chorei ao ler teu texto e chorei ainda mais por saber que ... sem palavras.
    beijos

     

Postar um comentário

<< Home