Tempus fugit, vita brevis- Live life!

Traduzindo o título: O TEMPO PASSA, A VIDA É BREVE- Viva a vida! E é por isso que eu não quero passar "em branco" pela vida, a não ser que o fundo de onde eu venha escrever seja preto, assim como esse! Eu escrevo, vocês lêem, combinado?!

quarta-feira, novembro 01, 2006

CRÍTICA

Hoje escrevo para fazer algo que não costumo fazer comumente, criticar por criticar. Críticas a meu ver só servem e só devem ser feitas quando existe a possibilidade de contribuir positivamente com ela em caso contrário, é melhor guardar para si mas, neste caso específico, não tem como eu deixar de criticar.

Atualmente existem milhares de blogs internet afora e que tratam dos mais diversos assuntos. Ao que me consta, os blogs surgiram inicialmente com a intenção de ser uma espécie de “diário” on line mas, com a facilidade para escrever e ser lido associado à ligeireza que a internet proporciona, eles mudaram de aspecto e hoje servem inclusive como sites aonde encontramos dos mais variados, tem erótico, político, jornalístico, etc., etc. As pessoas escrevem o que querem neste território livre que ainda é a internet brasileira, são lidos por milhares de pessoas que quando querem comentam sobre os textos/artigos postados.

Pois bem, cada um escreve o que quer, não é verdade?!

Ainda esta semana uma amiga comentou sobre um tal de Reinaldo Azevedo, sujeito este que não havia prestado atenção até então, ele é repórter da revista Veja (leu na veja, azar o seu!). Ao que me consta, os jornalistas devem prezar por serem sempre, eu disse SEMPRE, imparciais, isto faz parte inclusive do juramento do Jornalista. O correto é demonstrar imparcialidade para levar até o cidadão a notícia como ela é e, quem fará o julgamento, será quem teve acesso à notícia, caso contrário, teremos constatado uma manipulação da informação com interesses pessoais, sejam interesses do repórter, sejam interesses do veículo da informação.

Estava lendo o blog deste talzinho do Reinaldo Azevedo, na verdade, o blog ao que parece nem é dele pois os direitos pertencem à Editora Abril que é dona da Veja e fiquei inicialmente perplexo, abismado, espantado, chocado e tantas outras expressões que possam demonstrar espanto quanto existam, depois, após digerir melhor o conteúdo que consta neste blog, comecei a ficar indignado em constatar como existem maus profissionais neste país e este cidadão é um exemplo claro disto. É uma pessoa que escreve p/ uma revista que ocupa posto de prestígio em nosso país e que é lida por milhares de pessoas e ainda, que deveria servir como exemplo positivo para aos demais meios de comunicação contudo, serve sim como exemplo, NEGATIVO!

O tal Reinaldo Azevedo presta um grande desserviço à sociedade brasileira postando textos em seu blog “detonando” claramente o PT e seus integrantes bem como àqueles que compõem o governo Lula. Acho um ABSURDO o que este cidadão faz! Ele não tem o direito enquanto profissional ético de escrever coisas do tipo, não o blog tendo direitos reservados à revista Veja. Caso o blog fosse pessoal e sem vínculos aí sim, é algo dele e este escreveria o que quisesse, assim como eu agora o faço. É claro que o cidadãozinho lá é Tucano até dizer basta contudo, não precisa demonstrar tão claro isto ou ainda melhor, ele deveria criar seu blog pessoal e aí sim escrever o que der na sua telha! Neste caso, é óbvio que existe um mau uso do prestígio da revista Veja para que o blog seja acessado e lido, revista essa que corrobora com tal acontecimento sem tomar as devidas providências.
O acesso à informação faz parte de grande valor dentro de qualquer cultura, torna o povo ciente dos acontecimentos do mundo. Sou defensor nato da liberdade de expressão contudo, liberdade sadia e “legal”. Neste caso, o jornalista não presta um serviço informando à sociedade sobre acontecimentos, sejam bons ou ruins mas tenta introduzir idéias “anti-petistas” e “anti-lulistas” nos leitores- ESTÁ ERRADO!!!

Incrível que ainda assim as pessoas leiam o referido blog e não tenham este tipo de sentimento que me toma agora, o sentimento de que a mídia continua manipulando as informações. Incrível como o Brasil ainda terá que evoluir neste ponto também para tornar-se um país realmente sério.

Lendo o blog deste cidadão me vem cada vez mais a constatação do complô de grande parte da imprensa “elitista” que existe contra um governo voltado para o “povão”, não que este mesmo governo não tenha cometido seus erros que sem dúvida, foram inúmeros e imensos, dignos de muita investigações e punições. Incrível a contribuição que pessoas como esse Reinaldo
Azevedo dão para a falta de democracia em nosso país.

Serei em breve um engenheiro e certamente algo que irei prezar no desempenho de minha função que já exerço parcialmente enquanto técnico é pela ética, pela moralidade e pela justiça acima de tudo, mesmo que eu esteja nesta “função”.

6 Comentando o que pensam:

  • At 12:15 PM, novembro 03, 2006, Blogger Sheila said…

    Não se preocupe, moço. Esta imprensa "parcial" que fala mal do governo está com os dias contados. Sabe-se que o "presidente do povo" não é chegado aos jornalistas(em quatro anos de governo, concedeu apenas uma entrevista coletiva).Mas, agora, parece que vai mudar. Ele prometeu falar mais com os jornalistas. O estranho foi que, logo após esta promessa, jornalistas da odiada e famigerada Veja fora, intimados a depor como "testemunhas", por serem autores de uma reportagem sobre supostas ilegalidades cometidas por policiais federais. No entanto, ao chegarem lá, descobriram que, na verdade, eram "acusados" e tiveram que responder sobre "o posicionamento político da revista e suas supostas filiações partidárias". Que coisa, né?! O advogado dos jornalistas mal pôde falar e os depoimentos dos mesmos só não foram modificados, por conta da atuação de uma representante do MP que estava presente e defendeu os direitos dos "acusados". Hum, liberdade de imprensa é algo que já começou meio estranha neste governo.Acusados por posicionamento político contrário ao governo???
    Aliás,lembra do jornalista americano que o presidente quis expulsar do país pq escreveu a "grande mentira" de que ele, o Lula, gostava de beber?!Hum, o Ronaldinho tb deveria ser expulso, né? Falou o mesmo.
    Ah, o Ciro Gomes prometeu dar "incentivos financeiros à mídia independente", ou seja, aquela que bajular o PT e companhia limitada.
    Enfim,tudo isso para dizer, que o pessoal da "esquerda" odeia e persegue a mídia "parcial" que aponta seus defeitos, mas ama e incentiva a mídia "parcial" que os bajula (lei-se: Carta Capital, Franklin Martins, Noblat, Paulo Henrique Amorim, etc, etc).
    A liberdade de imprensa está ameaçada neste país. Se vc não gosta da Veja, paciência. Leia outra coisa. Mas,não pense que a manipulação é só da "mídia elitista", moço. A mídia do "governo voltado para o povão" é igualmente perigosa e apoiada pelo poder. E, diante dos últimos acontecimentos, este "governo voltado para o povão" demonstrou ares de ditadura.

    Beijo!

     
  • At 10:49 PM, novembro 05, 2006, Anonymous Anônimo said…

    Adônis

    Sinceramente, o Jornalista deveria valorizar o PT, se ele não acredita no partido?
    Jornalista é gente também, e tem as suas próprias opiniões e pq é público não pode comentá-las?
    Alôooooooooooooooooooooooooo, estamos numa liberdade onde cada um faz e fala o que quer e acredita.
    O problema é que o povo mesmo se ilude. O Brasil não está preparado para ser democráta, pois não sabe votar e nem discernir o que é política.
    Aceite a opinião dos outros.
    beijos,

     
  • At 4:23 AM, novembro 11, 2006, Anonymous Anônimo said…

    "Pela ética, pela justiça e pela moralidade". Assim deve ser qualquer profissional. Tens todo o meu apoio. Abraços.

     
  • At 4:32 AM, novembro 11, 2006, Anonymous Anônimo said…

    Mas não se deve condenar qualquer jornalista por falar mau do presidente ou de qualquer político, se estiver dizendo a verdade. Aí ele estará politicamente correto e dentro da ética. Abraços.

     
  • At 4:40 PM, janeiro 16, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Sinceramente, vc está redondamente enganado!
    Inclusive, seu texto é tão aborrecido e repleto de chavões que mal tive paciência para lê-lo até o fim! É praticamente uma ode à burrice!
    A imparcialidade do jornalista – e de QUALQUER cidadão – é uma completa falácia, porque é impossível não nos posicionarmos diante de determinado acontencimento, sobretudo político!
    O que o jornalista não pode fazer é DISTORCER OS FATOS, mas ELE PODE SIM SE POSICIONAR, desde que não falte com a verdade! E isso o Reinaldo Azevedo não faz!
    Vc, pelo jeito, é adepto do tipo de jornalismo chapa-branca que, ao fingir ser imparcial, defende o seu ponto-de-vista de maneira velada, embora cínica!!!!

    No mais, só tenho a dizer que uma grande virtude das pessoas inteligentes – coisa que vc não é – é a HUMILDADE! Quem é vc pra chamar um jornalista que já foi chefe de redação do GLOBO, Folha de São Paulo e agora da VEJA de “esse talzinho de Reinaldo Azevedo”??? Ah, ta, vc é Adônis Belo... aham...

     
  • At 4:40 PM, janeiro 16, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Sinceramente, vc está redondamente enganado!
    Inclusive, seu texto é tão aborrecido e repleto de chavões que mal tive paciência para lê-lo até o fim! É praticamente uma ode à burrice!
    A imparcialidade do jornalista – e de QUALQUER cidadão – é uma completa falácia, porque é impossível não nos posicionarmos diante de determinado acontencimento, sobretudo político!
    O que o jornalista não pode fazer é DISTORCER OS FATOS, mas ELE PODE SIM SE POSICIONAR, desde que não falte com a verdade! E isso o Reinaldo Azevedo não faz!
    Vc, pelo jeito, é adepto do tipo de jornalismo chapa-branca que, ao fingir ser imparcial, defende o seu ponto-de-vista de maneira velada, embora cínica!!!!

    No mais, só tenho a dizer que uma grande virtude das pessoas inteligentes – coisa que vc não é – é a HUMILDADE! Quem é vc pra chamar um jornalista que já foi chefe de redação do GLOBO, Folha de São Paulo e agora da VEJA de “esse talzinho de Reinaldo Azevedo”??? Ah, ta, vc é Adônis Belo... aham...

     

Postar um comentário

<< Home