Tempus fugit, vita brevis- Live life!

Traduzindo o título: O TEMPO PASSA, A VIDA É BREVE- Viva a vida! E é por isso que eu não quero passar "em branco" pela vida, a não ser que o fundo de onde eu venha escrever seja preto, assim como esse! Eu escrevo, vocês lêem, combinado?!

segunda-feira, setembro 19, 2005

SOBRE ADÔNIS- MITOLOGIA GREGA

Escrevendo sobre o primeiro dono do nome Adônis que era um cidadão da mitologia grega e tem uma linda e apaixonante história a ser contada...

A figura de Adônis, estreitamente vinculada a mitos vegetais e agrícolas, aparece também relacionada, desde a antiguidade clássica ao modelo de beleza masculina. Embora a lenda seja provavelmente de origem oriental- “Adon” vem de um título de honra atribuído ao deus e que significa “senhor” em fenício, foi na Grécia antiga que ela adquiriu maior significação.

Adônis, nasceu da união incestuosa entre Mirra (ou Smirna) e o rei de Chipre, Cíniras. Como sua mãe Cencréia se negasse a prestar-lhe culto, a deusa Afrodite lançou-lhe um castigo, despertando na filha uma violenta paixão pelo rei.

Em outra versão, Mirra, como também era chamada, aparece como filha de Téias, rei da Síria. Sua punição deveu-se ao fato da princesa, acometida pela hýbris, pretender igualar-se à deusa em beleza. Atormentada pelo incestuoso desejo, planejou enforcar-se mas sua aia, Hipólita, a impediu, oferecendo-se para auxiliá-la na tarefa de seduzir o rei.

Era a ocasião das festas em homenagem à Deméter , período no qual as esposas estavam impedidas de partilhar com seus maridos o leito conjugal. Valendo-se da ausência da rainha, a ama logrou introduzir Mirra nos aposentos de seu pai que, ignorando sua identidade, se uniu durante doze noites à filha (que garotinha danadinha essa, hein?!). Descoberto o engodo, o rei foi tomado de intensa cólera, uma vez que mesmo involuntariamente, tinha sido cúmplice de um incesto (também, assim até eu ficaria furioso...!). Jurando vingança, passou a perseguir incansavelmente a filha. Apavorada, Smirna suplicou proteção aos deuses que a transformaram numa árvore que recebeu seu nome. Tempos depois, sua casca começou a inchar e dela nasceu Adônis (olha "eu" nascendo...rs).

Adônis não era um Deus, era apenas um mortal mas era dentre eles o mais belo dos mortais. Era uma criança de formosura inigualável e por causa disso despertou em Afrodite (ou Vênus), deusa da beleza e do amor, imensa afeição. Como não pudesse criá-lo entregou o menino aos cuidados de Perséfone para que esta o educasse. Tempos se passaram e Afrodite reclamou-lhe a posse (hum... olha o interesse pintandi aí!) mas Perséfone, já apegada ao jovem, negou-se a devolvê-lo. Instalou-se entre as deusas uma grave disputa. Foi a musa Calíope, enviada por Zeus, quem arbitrou a questão, ordenando que Adônis deveria passar quatro meses com Afrodite, outros quatro com Perséfone e o restante do ano livre.

Ocorre orém, que Afodite brincando com Adônis e o seu outro filho Eros (ou Cupido), deus do amor, que se encontrava em seu colo feriu-se com uma de suas flechas e o primeiro homem que viu após isso foi o jovem Adônis por quem apaixonou-se de imediato (eita... lascou!).

O jovem, por isso, descobriu com a deusa do amor as delícias da paixão e por isso, dedicava à deusa não quatro, mas oito meses por ano. Ocorre que Ares (ou Marte) , amante de Afrodite e conhecido por sua violência (Vixe! Eu mesmo já tinha pulado fora!), ao tomar conhecimento do romance de sua amada com o belo rapaz encheu-se de ciúmes e para vingar-se, fez com que nele se desenvolvesse um especial interesse pelo perigo. Contrariando sua amada que temia por sua vida, Adônis passou a dedicar-se às caçadas perigosas, onde seus alvos favoritos eram as mais perigosas feras. Certo dia, porém, num descuido de Afrodite que sempre o seguia em suas arriscadas empreitadas visando proteger-lhe, Marte tomado por sua ira transformou-se em um javali e feriu mortalmente, Adônis (tá vendo, eu disse para pular fora!). Desesperada de dor, a deusa suplicou que Zeus perpetuasse seu amor pelo rapaz. Atendida sua súplica, Adônis foi transformado em uma linda flor, a anêmona, flor da primavera que vive e floresce apenas durante os quatro meses dessa estação.

(E pensar que ainda ontem falava tanto sobre a primavera e suas belezas... Tudo tem um significado na vida!)

Por causa da grandiosa beleza do jovem Adônis, seu nome virou sinônimo de beleza. Há aqueles que digam que Adônis era o Deus grego da beleza (mas como constatado ele não era Deus). Existem inclusive expressões que são utilizadas usando o “verbo adonisar" que significaria embelezar.

Dignificando ou não, honrando ou não o nome histórico desse formoso rapaz, eu também me chamo Adônis e tenho por esse nome um carinho especial pois, é o MEU NOME!

13 Comentando o que pensam:

  • At 3:04 PM, setembro 19, 2005, Anonymous Anônimo said…

    CHIQUÉRRIMO VOCÊ HEIN? LINDO, MARAVILHOSO, GOSTOSO!
    MUITO BOA A AULA DE HISTÓRIA.
    GOSTEI MUITO. FICOU ÓTIMO.
    DEPOIS EU COMENTO DIREITO. FOI SÓ PARA TER O GOSTO DE SER A PRIMEIRA.

     
  • At 5:40 PM, setembro 19, 2005, Blogger Sheila said…

    Ótima explicação sobre seu nome, moço. Dá para notar o quanto vc gosta dele, mas...permita-me o comentário..vc deveria de chamar...NARCISO!!! ..rs..rs
    Brincadeira..rs

    Beijo, Narc..ops! Adônis! :)

     
  • At 8:37 AM, setembro 20, 2005, Anonymous Anônimo said…

    han, han . bem, elogiar vc, pelo menos isso eu posso?
    tirando as brincadeiras, vc honra sim o nome do ADONIS com todos os dotes que ele poderia possuir
    adorei o texto, um belo e oportuno momento cultural
    beijinhos doces para vc e otimo dia

     
  • At 1:38 PM, setembro 20, 2005, Anonymous Anônimo said…

    QUER DIZER QUE VOCÊ VEIO DAÍ, É? LEGAL. ABRAÇO CARA.

     
  • At 4:11 PM, setembro 20, 2005, Anonymous Anônimo said…

    Sou verdadeiramente apaixonada pela mitologia grega! Desde os tempos de escola. Mas minha paixão cresceu ao conhecer O Apolíneo e o Dionisíaco de Nietzsche. A partir daí, os deuses, semideuses, vestais e heróis passaram a fazer parte do meu cotidiano como se fossem meus amigos! rs...
    Adorei o texto (mas eu já sabia da história de Adônis, viu? rs...)
    Beijo Belo Adônis!

     
  • At 12:29 PM, janeiro 25, 2006, Anonymous Anônimo said…

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Muito boa a história de teu nome, sempre te disse que vc não é normal, e não é que tenho razão? rsrsrsrsrsrsrsrs
    Vc sinceramente é de outro planeta.
    beijos

     
  • At 1:05 PM, julho 06, 2006, Anonymous Anônimo said…

    Daí Adonis

    eu também me chamo Adonis!
    foi bom conhecer essa história (eu já sabia um pouco)
    Eu também gosto do meu nome,
    e eu só conheço eu com esse nome
    Ahistória ficou boa

    valew Adonis

     
  • At 6:57 AM, março 07, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. Water+filter+for+ponds gay + boys' 900 abs saab

     
  • At 3:16 AM, abril 25, 2007, Anonymous Anônimo said…

    Very cool design! Useful information. Go on! Charts conferencing video boating in england

     
  • At 12:19 PM, agosto 17, 2009, Blogger Unknown said…

    Me chamo Adonisa e não conheço outra. Sempre o relaciono ao verbo Adonisar, embelezar
    Sou educadora, pratico a arte da Ikebana(vivificação floral),trabalho com ambientação de interiores e adoro artezanato

     
  • At 2:27 PM, julho 30, 2011, Blogger adônes roberto de carvalho said…

    gostei muitu da istoria muitu bonita o siginificado do meu nome , ass adÔnis roberto de carvalho ..

     
  • At 2:47 AM, março 16, 2013, Blogger Unknown said…

    eu tambem me chamo adonis ,não é atoa que sou lindo '-'

     
  • At 11:04 PM, julho 12, 2014, Blogger MCTCHUTCHUCA BANDOLERA said…

    Adonis era gay?

     

Postar um comentário

<< Home