Tempus fugit, vita brevis- Live life!

Traduzindo o título: O TEMPO PASSA, A VIDA É BREVE- Viva a vida! E é por isso que eu não quero passar "em branco" pela vida, a não ser que o fundo de onde eu venha escrever seja preto, assim como esse! Eu escrevo, vocês lêem, combinado?!

terça-feira, junho 07, 2005

O FUTURO

Futuro, uma palavra simples mas que nos diz tantas coisas. É curioso essa questão de tempo, por que temos que pensar sobre o futuro no presente? Mas o danado é que tem que ser assim mesmo senão, quando quisermos pensar nele, ou já virou presente ou pior, já é passado...! E aí é fogo, dependendo do que se queira não dá mais para agir, reagir.

Fazer planos para o futuro nunca foi uma de minhas especialidades, sempre vivi muito aquilo que estava fazendo de momento, mas o problema é que vivia muito irresponsavelmente, não estava muito interessado naquilo que eu estava fazendo e no que poderia implicar no meu "futuro" e isto me trouxe conseqüências e seqüelas que terei que conviver para o resto de minha vida. Tempo perdido foi uma delas. Realmente perdi muito tempo e vejo claramente quando paro e olho para o meu passado. Deixei de aproveitar muitas coisas mais interessantes na minha vida em detrimento de outras tão pequenas, que me deram alegrias momentâneas mas, passaram, viraram passado e o meu futuro é quem se deu mau nesta estória toda.

Errar é um defeito humano, permanecer nele também o é porém, nesse último caso já passa a ser burrice, todo mundo já ouviu isso ou algo parecido. Tenho consciência de muitos erros que cometi em minha vida e isso é muito importante para que eu possa refletir, pensar e analisar não cometendo eles novamente.

Por causa de alguns erros que cometi eu sofro bastante, outros simplesmente me serviram como uma dura lição mas em ambos os casos, posso dizer que existe algo em comum: TODOS SERVIRAM PARA ME TORNAR UMA PESSOA MELHOR, TORNAR-ME GRANDE COMO PESSOA, isso eu tenho certeza. Se é verdade o que dizem que em todo mal há sempre um bem (é um velho ditado chinês), eu consegui absorver bem esse ensinamento.

Ser uma pessoa melhor é tudo o que devemos procurar ser (já foi inclusive tema de outro texto aqui mesmo nesse blog) e isso é uma batalha diária que vivo. Hoje, eu tenho consciência que realmente melhorei em diversos aspectos, ainda há muito o que melhorar é verdade mas, isso acontecerá aos poucos e na hora exata. Tenho certeza de que as pessoas que convivem comigo hoje podem aproveitar bem mais da minha convivência e aqueles que entrarem na minha vida a partir daqui conhecerão uma pessoa bem melhor do que seria a alguns meses passados, as próprias pessoas que me conhecem bem comentam sobre esta mudança que sem muita modéstia, ao que noto, só foi para melhor, e nada é a toa. Tudo isso é porque me esforcei, sofri e lutei contra costumes antigos, impregnados n’alma que hoje não tenho mais. Passei a ouvir mais, DEIXAR DE SER TEIMOSO, como tantos diziam e eu não dava ouvidos e isso só me trouxe benefícios.

Quanto ao futuro, hoje faço planos, defino metas, não posso dizer que deixei de viver o "hoje" intensamente, curto cada minuto de meus dias com intensidade, cada sorriso dado me faz ver o quanto estou feliz, cada lágrima derramada pede para ser enxugada com muito cuidado, para que não caia pelo mesmo motivo mas tudo isso responsavelmente.

Ainda existem coisas muito importantes na minha vida que infelizmente por circunstâncias do destino não dá para programar, coisas que não depende apenas de minha única e exclusiva vontade. São aquelas que nossas ações apenas contribuirão para que elas aconteçam ou mesmo nunca venham a se concretizar, é o mesmo que votar, você demonstra sua intenção nas urnas mas, não será apenas seu voto que elegerá aquele candidato preterido, depende de mais gente porém, mesmo para essas coisas eu tenho metas, eu planejo, eu crio expectativas, eu penso pelo menos como seria “bom se fosse assim, ou assado”, e tenho tentado agir de acordo com o que acho que será melhor.

É, o futuro a Deus pertence mas, ele nos concede o livre arbítrio de vivermos o hoje na expectativa de colhermos algo no futuro. Confesso que tenho tentado cuidar de meu jardim, colocar nele apenas plantas que me dêem bons frutos, bons de serem colhidos. Neste jardim, algumas plantinhas serão bonitas como rosas, mas terão espinhos que irão me ferir, paciência...! Outras, nascerão no jardim contra a minha vontade, é o famoso matinho que nasce sem a gente plantar e para esses, terei que dedicar atenção, arrancar o quanto antes para que não crie raízes e sempre estarei atento para limpar o terreno, no restante, é tentar regar as plantinhas certas, que elas floreçam, frutifiquem e que tornem meu jardim bonito e agradável.

Quanto ao futuro, bem, uma coisa por vez, vou vivendo o presente, de olho nele é verdade, mas temos um encontro marcado todos os santos dias eu e o futuro no presente....!

4 Comentando o que pensam:

Postar um comentário

<< Home