Tempus fugit, vita brevis- Live life!

Traduzindo o título: O TEMPO PASSA, A VIDA É BREVE- Viva a vida! E é por isso que eu não quero passar "em branco" pela vida, a não ser que o fundo de onde eu venha escrever seja preto, assim como esse! Eu escrevo, vocês lêem, combinado?!

terça-feira, maio 31, 2005

A LUTA DIÁRIA PELA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

É incrível como vivemos num mundo onde a concorrência profissional é acirrada. O conhecimento é algo que circula em grande volume e aqueles que conseguem assimilar a maior quantidade unindo a correta aplicação, obtêm êxito.

No mundo de muitos bytes e pouco papel, as informações circulam com mais velocidade. Imagine você quanto tempo demoraria se todas as vezes que alguma descoberta fosse realizada só pudesse ser acessada em papel ou meio similar, ela teria que ser primeiramente encaminhada a um meio gráfico, impresso em forma de trabalho, disponibilizado aos interessados, traduzido a quem fosse de direito, enviado a outros países... Ih... Muuuuuita demora! Mas o ser humano já viveu assim.

Nesta situação de tantas informações circulando, vejo-me diariamente numa roda-viva aonde pessoas estão a todos os instantes devorando informações, atualizando-se enquanto profissionais. Na área em que sou ligado que é a de tecnologia, aí sim as evoluções saltam aos olhos.

Estudo em uma universidade pública e estadual que, por pior que seja, é uma das melhores do estado. Os recursos são escassos, imaginem vocês o próprio aluno ter que comprar o material para construir os circuitos elétricos nas aulas práticas... ! Pois bem, isso acontece todos os dias na UPE-Poli. E os professores coitados, esses são batalhadores, verdadeiros heróis! Quantas vezes presenciei eles mostrarem que gastam dinheiro do próprio bolso para dar uma aula decente, comprando pincéis atômicos que não existem disponíveis, pagando transparências por conta própria, disponibilizando seus equipamentos pessoais para dar uma aula em data show... Logo me vem a mente o seguinte, que desvantagem grande existe da gente aqui, neste nordeste brasileiro, para o resto do mundo? Somos realmente pequenas formigas operárias num mundo de seres humanos gigantes, cada grão de areia para um ser humano, é uma rocha imensa para todos nós porém, temos que nos considerar vencedores. Primeiro por conseguirmos estudar, se for concluído o ensino médio, que glória; se for o ensino superior, puxa vida!!! Parabéns pois você pertence a pequena parcela de cerca de 4,5% da população nacional que tem acesso a este tipo de ensino e por aí segue.

A atualização, a reciclagem se faz necessária em todas as profissões. Internet, livros, cursos, palestras enfim, seja qual for o meio a utilizar, atualizar é preciso, custa caro, mas é preciso caso contrário, você poderá perder muitas oportunidades por não está preparado, e olhe que digo isso por experiência própria. já dizia o Dr. Lair Ribeiro: "sorte é estar bem preparado na hora certa e no local certo". Não adianta ficar contando as desvantagens que existem, a escassez de recursos, o desinteresse público pela formação de cidadãos decentes e cultos no país, o que adianta mesmo, é batalhar, correr atrás, ser objetivo, ter garra, perseverante e acima de tudo, fazer acreditando, acreditar que através de nossas atitudes, de nosso conhecimento vamos mudar o mundo ao nosso redor afinal, é para isso que estudamos toda a vida, para transformarmos o mundo.

E como havia em uma porta de um banheiro da Área II da UFPE (desculpem a expressão mas, é assim mesmo): “enquanto você está cagando, tem um japa estudando”...

4 Comentando o que pensam:

Postar um comentário

<< Home